domingo, 14 de outubro de 2012

Planos de Aula guiadas Leitura


A história da leitura guiada planeja começou na Nova Zelândia por volta de 1960. Foi desenvolvido por dois educadores - Myrtle Simpson (inspetor de escola) e Ruth Trevor (Conselheiro Nacional de Leitura). Esta ideia foi depois incorporado por Tom Wright nos Estados Unidos, que garantiu os direitos para a série de livros levantadas sol da Nova Zelândia. Lentamente, os planos guiados começaram a ganhar impulso e se espalhou pelo mundo trazendo benefícios para professores e alunos.

Medidas para melhorar as habilidades de leitura

Planos de aula de leitura guiadas são desenvolvidos com o objetivo de melhorar as habilidades de leitura dos alunos através da utilização de estratégias. Normalmente, os professores começam por trabalhar em pequenos grupos homogêneos, onde os professores analisam e trabalhar os pontos fracos dos alunos. De acordo com educadores literários, planos guiadas são seguidos os passos descritos abaixo.

Defendendo os alunos a ler Loudly

Em primeiro lugar, o professor precisa avaliar o fundo do aluno, fornecendo uma mini lição para a leitura. O professor, então, trabalha na habilidade de leitura do aluno, ajudando o aluno a pronunciar palavras difíceis e corrigir os seus erros. Aqui, a atividade como ligar os pontos é uma ótima idéia que o professor se relaciona a lição a experiência pessoal do aluno, de modo a incutir o interesse pela leitura. Explicando o texto em linguagem fácil de entender é feito para que o aluno pode obter o ponto crucial da história, que por sua vez ajuda a ele / ela para trabalhar com as palavras originais e fonética.

Incentivar a leitura silenciosa

Através da leitura silenciosa, o aluno pode compreender inferências, localizar informações referentes à história e definir o propósito, lendo o texto. O professor deve incentivar os alunos a ver a imagem e decodificar o sentido do texto. Além disso, ao incentivar os alunos a fazer perguntas, o professor pode ter uma breve idéia da capacidade do aluno pensar. O professor deve fazer perguntas sobre a história, o que ajudará a criança a fortalecer as suas áreas fracas. Como em muitas escolas de educação infantil, uma história é quebrada e os alunos são estimulados a desenhar a história em imagens e expressar seus pensamentos.

Relendo para melhorar Fluência

Os professores motivam os alunos a reler a história de modo a melhorar o vocabulário e promover a leitura rítmica. A idéia é relacionar pequenos detalhes para o grande quadro. Através desta abordagem, o professor pode acompanhar os problemas enfrentados pelo estudante em pronunciar palavras difíceis. Esta é uma opção muito praticada, que permite que o professor para obter a imagem nítida. O professor também pode evoluir para um texto mais desafiador, se os alunos mostram o progresso no seu nível atual.

Os grupos formados pelo professor são puramente com base na avaliação das necessidades individuais dos estudantes. Os grupos são feitos com diferentes níveis etários, porque o problema principal é a leitura de nível. Os alunos têm a oportunidade de ler ficção, bem como não-ficção livros, onde os professores monitorar o progresso alcançado pelo aluno. Embora os planos de aula de leitura guiadas ter imensos benefícios, estes têm certas desvantagens. Segundo os críticos, estes planos são demorados e impostos para professores que já estão sobrecarregados com o trabalho escolar.

Mas estes obstáculos menores são descartados pela fraternidade académica, que sentem que os planos podem ser feitas sob medida para atender todas as necessidades do aluno. O conceito principal é não apenas para melhorar a compreensão de leitura, mas também para mantê-los ocupados. Planos de aula de leitura guiadas foram utilizados a partir dos últimos dez anos e tem produzido resultados positivos. Através desses planos, os alunos desenvolveram habilidades cognitivas e tornaram-se ávidos leitores. Escolas foram sempre considerados como uma segunda casa para as crianças. Nesta casa, como as crianças aprendem sobre diversas atividades, este plano certamente age como um benefício para os alunos, tornando a escola uma experiência maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário