quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Teatro grego antigo


Meu interesse pelas artes e teatro muito intimamente me conecta com os antigos romanos e gregos. Quase todas as cidades notável romana e grega teve um teatro ao ar livre nesses dias, com os assentos ordenadamente dispostos em camadas, com vista para uma bela vista da paisagem nas proximidades. Aqui é onde os antigos gregos sentou e observou as peças de Ésquilo, Eurípides, Aristófanes, Sófocles e Menandro.

Os teatros gregos antigos desenvolvidos através da adoração cerimonial do Deus Dionísio e, em seguida, eram sempre de caráter comunitário. O drama grego ou o teatro é uma tradição que floresceu muito entre em c. 600 e c. 200 aC na Grécia antiga. Atenas, a cidade poder político e militar da Grécia foi o epicentro da tradição grega antiga teatral. Comédia ateniense, tragédia e sátiros foram registrados como algumas das mais antigas formas de teatro a emergir no mundo. Sim, peças gregas e teatro de fato teve um forte impacto na cultura ocidental e drama.

Antiga tradição afirma que o teatro em Atenas evoluiu de vários festivais que foram relacionadas com o culto de Dionísio, que é o deus grego da fertilidade e do vinho. Este é, provavelmente, informações precisas, uma vez que o drama ocorreu em Atenas durante a Dionísia, que é o festival anual que homenageia Dionísio.

Estes antigos teatros consistiram principalmente da orquestra, o piso plano para a dança ea theatron, que era a própria estrutura do edifício. Desde os antigos teatros eram frequentemente reconstruído e modificado, os restos mortais que sobrevivem hoje oferecem muito pouca evidência quanto à natureza do espaço disponível para os dramaturgos clássicos e os atores de volta no BC séculos V e VI.

No entanto, não há nenhuma evidência física clara mostrando que as orquestras eram de forma circular mais cedo do que o do grande teatro de Epidauro, que remonta ao ano 330 aC. É mais provável que o século V aC Atenas público estava sentado mais perto do palco em um arranjo mais rectilínea, como a evidência mostra as ruínas do teatro na Thorikos em Attica. Durante este período inicial no teatro grego e drama, o palco ea edifício palco ou Skene foram feitas de madeira. Muitos vasos antigos foram encontrados com pinturas sobre eles representando a comédia grega do BC séculos V e IV, e estes sugerem que o palco era um ataque de um metro de altura e tinha um lance de escadas em direção ao centro.

Os agentes que entra a partir de ambos os lados da fase ou a partir da porta central situado no Skene. O Skene também abrigou o ekkyklema, que é um plataformas de rodas com diferentes conjuntos de cenas. Um guindaste ou mechane, localizado no lado direito do palco era geralmente usado para içar heróis e deuses através do ar e para o palco. Atores e dramaturgos gregos certamente fez a maior parte dos contrastes entre os homens no palco e os deuses no alto, e entre a luz do dia e os interiores escuros da Skene.

Drama grego antigo

Muito pouco se sabe sobre as origens da tragédia grega de Ésquilo, antes, a. Mais criativo e inovador de todos os dramaturgos gregos A sua primeira obra que sobrevive até hoje é a dos persas. Das tragédias gregas poucos que sobrevivem, todos, exceto Ésquilo; persas foram retirados de mitos heróicos. O coro e protagonista jogou os heróis. Muitas vezes, o diálogo mantido entre o protagonista e coro servido uma espécie de função didática, tornando-se uma interessante forma de discurso público, com debates na assembléia.

Ao contrário de tragédia, comédia grega que foi produzido durante o século V aC ridicularizado todos os membros do proeminente da sociedade e da mitologia. Não havia limite para a ação ou fala na exploração cômica das funções corporais como o sexo. Pinturas em vasos e estatuetas de terracota datada em torno do tempo de Aristófanes mostra atores de comédia vestindo calças e máscaras grotescas com estofamento na barriga e nádegas, e até falo um couro.

Para a segunda metade do século IV, a nova comédia de Menandro deu novas interpretações e fresco ao material familiar. De muitas maneiras, comédia grega tornou-se domador e mais simples, com obscenidades muito poucos estão sendo trocadas. O falo e estofamento grotesco foram abandonados em favor de roupas e figurinos naturalistas. Os testes da nova comédia tratados principalmente com as tensões sociais, vidas privadas, vida familiar e do triunfo do amor - tudo em uma variedade de contextos diferentes.

Dramaturgos importante na Idade de Ouro do drama grego

Até o final do século IV e início do século V aC, teatro grego tinha finalmente tornar-se formalizado e foi, então, uma parte importante da cultura grega e orgulho cívico. A peça central desta época era a competição entre os três maiores dramaturgos do teatro de Dionísia durante o festival anual Dionísia. Cada dramaturgo apresentou três diferentes tragédias e uma peça de sátiro.

Mesmo que houvesse muitos dramaturgos durante este período, apenas quatro dramaturgos se destacaram do resto e só os seus trabalhos sobreviveram na forma de peças inteiras. Todos são atenienses. Estes são os trágicos - Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes, o escritor de quadrinhos. Suas peças são a base do teatro grego.

No entanto, quando o poder supremo de Atenas começou a declinar após a derrota na Guerra do Peloponeso, suas conquistas e tradições teatrais também pareceu perder o seu vigor e vitalidade. No entanto, o teatro grego antigo continuou até o período helenístico. Mas, a principal forma helenística de teatro não era tragédia, mas nova comédia.

A contribuição mais importante feita pelo Comedy grego do Novo foi a influência que tem sobre a comédia romana, uma influência que é tão forte e ainda pode ser visto em sobreviver trabalha como Terence e Plauto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário